Auxílio Creche 2021

O auxílio creche 2021 é um benefício destinado para quem tem crianças de até 5 anos de idade. Por esse motivo, esse programa tem o benefício de ajudar a mulher a conciliar a vida profissional e de mãe. Em função disso, se trata de uma Emenda Constitucional, número 53, que diz que esse benefício é voltado para todos os trabalhadores que atuam na área urbana e também rural em regime CLT, ou seja, de carteira assinada. No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre esse benefício, por isso abaixo você vai conhecer mais sobre o auxílio creche. Veja!

Auxílio Creche 2021
Auxílio Creche 2021

Valor do Auxílio Creche 2021

Todas as empresas são obrigadas por lei a ofertar esse benefício aos seus trabalhadores que possuem criança pequena. Afinal de contas, todas elas precisam oferecer um espaço onde as mães possam deixar seus filhos, caso não seja possível, é necessário pagar o valor.

Com relação a quantia, os pais é que escolhem em qual creche e a empresa se torna responsável por repassar o valor. Sendo assim, o valor a ser pago varia de acordo com a instituição, inclusive ele é estabelecido através de uma negociação.

À vista disso, já esteja ciente de antemão que o auxílio não é descontado do salário.

Quem tem direito?

É natural que as pessoas tenham dúvidas com relação a quem tem direito ao auxílio creche.

  • Então, esteja ciente de que somente trabalhadores que atuam para empresas privadas é que possuem esse direito.
  • Contudo, vale salientar que só as empresas que possuem mais de 30 funcionárias com idade a partir de 16 anos é que deve ofertar esse auxílio.

No entanto, apesar disso, existem diversos casos de muitas empresas que estendem esse benefício também para os homens.

Além disso, é importante falar que esse auxílio é destinado somente para as crianças que tenham até 5 anos de idade.

Quem tem direito
Quem tem direito

Lei do Auxílio Creche

A lei do auxílio creche está prevista no Art. 400-A e diz o seguinte:

“O empregado ou a empregada terá direito ao auxílio-creche para, no máximo, 2 (dois) filhos de até 5 (cinco) anos de idade, por meio de reembolso pelo empregador do valor das despesas com o pagamento de creche.”

Lei do Auxílio Creche
Lei do Auxílio Creche

Como  Calcular?

Como não existe uma definição da faixa salarial das empresas, não existe também um valor exato. Portanto, o ideal é que você consulta na empresa na qual você trabalha essa questão e como é feito o cálculo do auxílio creche.

Normalmente, esse tipo de informação é obtido indo até o RH da empresa.

Auxílio Creche para Homens

Hoje está cada vez mais comum encontrar homens que trabalham e tomam contam também dos filhos. Por conta disso, já existem empresas que oferecem o auxílio creche para homens também.

Inclusive, alguns trabalhadores conseguem na justiça esse direito, uma vez que a lei determina que ele serve para ambos os sexos, ou seja, para mulheres e homens que trabalham em empresas privadas.

De maneira geral, quando se trata de um casal, por exemplo, o benefício tende a ser preferencialmente da mulher.