Bolsa Escola 2021: Cadastro, Calendário 2021

Você já ouviu falar do Bolsa Escola 2021? Caso a sua resposta seja negativa, pode ficar tranquilo que irei te contar a partir de agora. O Bolsa Escola é o nome de um importante programa criado pelo Governo Federal em parceria com o Programa Bolsa Família 2021, direcionado às famílias que se encontram em estado de pobreza e/ou de pobreza extrema.

É um programa implementado no Estado do Maranhão e que é executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social para auxiliar na complementação de renda as diversas famílias que possuem filhos para que os mesmos possam estudar mais e melhor. Se você achou interessante esta iniciativa, fique comigo pelos próximos parágrafos, pois irei te apresentar todos os detalhes deste programa.

Bolsa Escola 2021
Bolsa Escola 2021

Bolsa Escola 2021

O Bolsa Escola é um programa direcionado para:

  • As famílias brasileiras que tenham como componente familiar crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos;
  • Para que possam estudar e se preparar para um futuro melhor.

E tem mais: todo início de ano (mais especificamente durante os meses de Janeiro), as famílias contempladas com este importante programa recebem um recurso do governo, para comprarem os materiais escolares necessários a serem utilizados durante o ano letivo.

Programa Bolsa Escola
Programa Bolsa Escola

Em outras palavras, as famílias brasileiras necessitadas são assistidas pelo Governo que as ampara em um dos maiores gastos escolares, ou seja, o material escolar que acaba pesando no bolso dos pais.

Todavia, o Bolsa Escola não para por aí, pois outra importante finalidade é incentivar e garantir a permanência dos alunos matriculados e participantes da escola, de modo que passe a diminuir os números referentes a evasão e o abandono que ainda é frequente.


Como se Cadastrar no Bolsa Escola 2021

Se você ficou interessado em conhecer melhor o programa, participar ou apresenta-lo para algum amigo é importante que saiba quem pode participar. As famílias devem se enquadrar nos seguintes critérios:

  • Estar devidamente inscrito no CadÚnico (Cadastro Único)
  • Possuir como renda o valor máximo de R$ 170,00 por cada membro familiar
  • As crianças e/ou adolescentes devem estar matriculados em escola pública
  • Famílias que possuem em sua composição familiar crianças e adolescentes com idade entre 04 e 17 anos devidamente matriculados em escolas da rede pública.

Em caso de dúvidas confira qual o valor pago pelo Bolsa Família 2021. Após verificar que preenche todos estes requisitos é só fazer o seguinte:

  • Procure a Secretaria de Assistência Social do seu município
  • Apresente o documento de identidade junto com a certidão de nascimento de todos os componentes familiares.

Logo após o funcionário competente fará a sua inscrição no CadÚnico, cuja etapa é decisiva para conseguir o benefício do Governo Federal.

Para ter ideia, o CadÚnico ou Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal é uma espécie de banco de dados, do qual se pode acessar e analisar o cadastro de pessoas e famílias para verificar as suas situações reais.

É bom ressaltar que a realização do cadastro no CadÚnico é de caráter obrigatório, mas não garante a obtenção do benefício, o qual será analisado pelo sistema e se for observado que a pessoa preenche os requisitos, ela será contemplada com a Bolsa.


Bolsa Escola Valor 2021

De acordo com o programa, o valor repassado às famílias é único, o qual até o momento é de:

  • R$ 51,00 por cada criança e/ou jovem beneficiado que esteja entre 04 e 17 anos de idade.

Além disso, no Bolsa Escola não existe limite de quantidade de filhos por família, ou seja, quem tiver mais de uma criança ou adolescente e atender os requisitos do programa poderá receber mais auxílio do Governo.

Você sabia? Qualquer cidadão poderá consultar benefícios sociais pela internet através da consulta pública do Bolsa família, disponibilizada no site do Ministério do Desenvolvimento Social.


Como Consultar o Saldo do Bolsa Escola 2021

Após ser contemplado com o Bolsa Escola você receberá no endereço informado no seu cadastro o cartão magnético que lhe permite usufruir do benefício em lojas parceiras do programa. Se desejar consultar o saldo do seu cartão é só fazer o seguinte:

  • Acesse o portal do programa neste link (http://www.bolsaescola.sedes.ma.gov.br/site/inicio)
  • Role a página e procure por “Consulta de Benefício”
  • Clique no botão “Consultar”
  • Informe o número do seu CPF
  • Digite a sua data de nascimento
  • Clique em “Buscar”.
Como Consultar o Saldo do Bolsa Escola
Como Consultar o Saldo do Bolsa Escola

Cartão Bolsa Escola 2021

O cartão recebido funciona como débito e é válido por quatro anos, o qual é recarregado automaticamente em janeiro para ser utilizado em estabelecimentos comerciais participantes do programa.

Cartão Bolsa Escola 2021
Cartão Bolsa Escola 2021

Agora me diga, o que você achou do Bolsa Escola? Opine logo abaixo.