Bolsa Família Cancelado ou Suspenso 2021

O Bolsa Família 2021 é um benefício que tem auxiliado milhares de pessoas à saírem da condição de pobreza e extrema pobreza. No entanto, para manter recebendo este benefício, é fundamental que a família obedeça à algumas regras definidas pelo Governo Federal. Em caso de descumprimento dessas regras, pode acontecer o Bolsa Família Cancelado ou Suspenso. Então, quer saber mais sobre o que pode causar tais situações, como o Bolsa Família Cancelado ou Suspenso? Leia o artigo abaixo e informe-se.

Bolsa Família Cancelado ou Suspenso
Bolsa Família Cancelado ou Suspenso

O que pode Causar o Bloqueio ou Cancelamento

Existem inúmeras condições que podem causar o bloqueio ou cancelamento do Bolsa Família. Por isso, é fundamental que o beneficiário esteja atento a todos aspectos. Geralmente, quando o benefício é bloqueado ou cancelado é informado no extrato do cartão.

O cancelamento ou bloqueio do Bolsa Família pode ser causado:

  • Fornecimento de dados incorretos;
  • Renda per capita acima do limite permitido;
  • Crianças participante do grupo familiar devem estar matriculados em alguma escola.
  • Crianças e adolescentes com idade de 6 à 17 anos incompletos devem estar regularizados e participando ativamente da escola
  • Estar em dia com exames e acompanhamento médico, principalmente as gestantes e crianças.
  • Não comparecer ao posto de atendimento do Bolsa Família para recadastramento obrigatório.
  • Mude de endereço sem avisar às autoridades responsáveis pelo programa em sua cidade.

✅ Veja como acessar o portal do Bolsa Família e acesse as regras do programa social.


Bolsa Família Cancelado

Caso tenha o beneficiário tenha desobedecido alguma regra do programa, o Bolsa Família 2021 pode ser cancelado por um período indeterminado. Esse período irá persistir até que o beneficiário se dirija à um posto de atendimento do programa e conserte essa situação. Geralmente, os casos de bolsa família cancelado são atribuídos à duas situações:

  • Detecção de alguma irregularidade
  • Deixar de ter um perfil de participação do Bolsa Família.

No entanto, as famílias que tiveram seu bolsa família cancelado podem solicitar novamente o benefício. No entanto, terá que passar novamente pelo processo de seleção. Assim, os dados serão conferidos novamente pelo órgão responsável pelo programa.

Bolsa Família Cancelado
Bolsa Família Cancelado

✅ Saiba também: Qual as datas de pagamento do Calendário Bolsa Família 2021 para realizar o saque do seu benefício.


Bolsa Família Suspenso

Em caso de bolsa família suspenso, o beneficiário irá receber o valor retroativo. No entanto, esse caso só acontece no primeiro mês do pagamento. Caso isso aconteça a partir do segundo mês, os valores irão se perder. Portanto, o beneficiário só voltará a receber os valores em dia após a regularização do benefício.

É importante ter em mente que, caso essa irregularidade permaneça durante seis meses, o seu benefício será automaticamente cancelado.

Bolsa Família Suspenso
Bolsa Família Suspenso

✅ Veja também como solicitar o empréstimo do Bolsa Família 2021 e planeje agora mesmo o seu negócio.


Como Conseguir o Benefício Novamente

Caso o Bolsa Família tenha sido cancelado ou suspenso, o beneficiário deverá ir até um posto de atendimento do programa em sua cidade para regularizar a situação.

Na ocasião, o atendente irá pesquisar o seu benefício e descobrir o motivo da suspensão ou cancelamento. Então, o atendente irá lhe instruir sobre como contornar essa situação e conseguir o benefício novamente.

Como Conseguir o Benefício Novamente
Como Conseguir o Benefício Novamente

Bolsa Família Cadastro 2021

O Bolsa Família atende milhares de famílias. No entanto, ainda existe centenas de pessoas que possuem direito ao benefício, mas não sabe como fazer cadastro no bolsa família. Isto porque essa informação ainda não está muito clara.

  • O cadastro no Bolsa Família 2021 pode ser feito no posto de atendimento do programa na cidade em que reside.
  • Em cidades maiores, o Bolsa Família possui seu próprio posto de atendimento.
  • Já em cidades menores o cadastro pode ser feito na secretaria de assistência social.

Para fazer o cadastro é necessário que esteja em condição de pobreza ou extrema pobreza e tenha alguns documentos em mãos do seu grupo familiar.

Cadastro Bolsa Família
Cadastro Bolsa Família