BPC 2021

O BPC, também conhecido como Benefício de Prestação Continuada ou até mesmo LOAS, é um benefício que você pode conseguir mesmo sem nunca ter contribuído com o INSS na sua vida. Inclusive, só para se ter uma ideia, esse benefício é responsável por fornecer o sustento de muitos brasileiros por aí. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre, por isso é importante entender e conhecer esse programa. Sendo assim, abaixo está todas as informações que você precisa ficar a par referentes ao BCP 2021, também conhecido como Benefício de Prestação Continuada ou Loas. Veja!

BPC 2021
BPC 2021

Veja ainda:

O que é BPC?

BPC, como dito, significa Benefício de Prestação Continuada, que também é chamado de LOAS, que significa Lei Orgânica de Assistência Social.

Portanto, se trata de um benefício fornecido pelo Governo Federal para idosos acima de 65 anos e pessoas que sejam portadoras de deficiências.

Dessa maneira, o valor do benefício é pago para que nessa possível custear as subsistências dessas pessoas.

Entretanto, como era de se imaginar, não é um programa destinada para todo mundo, é necessário estar dentro dos requisitos e abaixo você vai conhecer cada um deles.

BPC 2021 Quem Tem Direito?

Para conseguir esse benefício, como citado, você precisa se enquadrar nos requisitos e são eles:

  • A renda familiar deve ser de no máximo ¼ do salário mínimo;
  • O idoso deve ter acima de 65 anos;
  • Os portadores de deficiências devem ter uma idade mínima, mas é necessário comprovar que sofrem com a deficiência há cerca de 2 anos pelo menos;
  • É preciso que o solicitante seja brasileiro, nato ou até mesmo naturalizado;
  • Quem tem nacionalidade portuguesa, por exemplo, deve comprovar que possui residência fixa em território nacional para ter direito ao BPC.

Lembrando que todos os requisitos devem ser cumpridos para que você seja capaz de receber esse benefício.

Quem Tem Direito
Quem Tem Direito

BPC LOAS – INSS

Como dito, o BPC Loas é um benefício dado pelo INSS, mas que a pessoa não precisa contribuir para conseguir recebê-lo.

No entanto, é fundamental que você seja capaz de cumprir os requisitos citados acima para receber o valor todos os meses, que é de um salário mínimo.

Caso contrário, você não vai ter o pedido aprovado e pode até mesmo ter o cancelamento do benefício caso seja comprovado que você não precisa realmente dele.

À vista de tudo isso, leia todos os requisitos e veja se você se encaixa em todas as condições para então pedir o benefício.

BPC LOAS
BPC LOAS

BPC 2021 na Escola

O programa BPC na escola tem o objetivo de garantir não só o acesso, mas também a permanência na escola das crianças e adolescentes entre 0 a 18 anos que possuam alguma deficiência.

Então, isso é realizado através das vistorias e ações intersetoriais com a participação dos municípios, estados e do Distrito Federal.

Lembrando que esse BPC é destinado para os alunos que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.

Então, assim são identificadas as barreiras que impedem ou até mesmo dificultam o acesso dessas crianças e adolescentes na escola, por isso é feito todo esse acompanhamento.