Consulta Benefício INSS 2021

Milhares de contribuintes e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possuem algum tipo de dúvida relacionada a consulta do seu benefício. E devido a proliferação da pandemia do coronavírus (que acabou modificando a rotina dos brasileiros), existe uma parcela significativa de pessoas que deseja fazer a consulta Benefício INSS 2021 e não sabe como proceder diante deste cenário.

Assim como o próprio Instituto orienta que os cidadãos façam os procedimentos pela internet nós aqui, do blog, estamos cientes do quanto é necessário ficar atento a essas informações e repassar para você, leitor, as dicas e atualizações para facilitar o seu dia-a-dia.

Consulta Benefício INSS 2021
Consulta Benefício INSS 2021

Dessa forma, se você chegou até aqui vai saber como poderá consultar o seu benefício do INSS durante o período de quarentena provocado pelo novo coronavírus. Saiba que encontrará todas as dicas a serem utilizadas diretamente do seu dispositivo a ser acessado dentro da sua casa. Confira!


Como Consultar o Benefício do INSS

Mesmo antes do surgimento do coronavírus já era possível realizar a consulta do benefício do INSS diretamente pela internet, mas muitos cidadãos ainda preferiam realizar o procedimento tradicional com o devido comparecimento presencial à agência de atendimento.

E com a implementação da quarentena, que tem como objetivo evitar as aglomerações, hoje só se pode fazer a consulta ao benefício de forma segura através da internet. Para fazer este procedimento você deve seguir as orientações abaixo:

  • Acesse o portal Meu INSS diretamente aqui
  • Após ser redirecionado para a nova página clique no botão “Consultar benefício”
  • Feito isso você deve preencher o formulário com as suas informações pessoais: número do seu benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e o respectivo número do CPF
  • Ao terminar digite os caracteres solicitados pelo sistema
  • E, por fim, aperte sobre o botão “Consultar”.
Como Consultar o Benefício do INSS
Como Consultar o Benefício do INSS

E atenção: caso solicite o número do seu NIT saiba que você pode encontrá-lo em uma das seguintes formas:

  • Impresso diretamente no cartão do Bolsa Família (caso seja beneficiário do programa)
  • Impresso nas primeiras folhas da sua carteira de trabalho (CTPS) junto com as informações pessoais
  • Outra forma é ligar diretamente para Central de Atendimento da Previdência Social através do número 135.

Veja a seguir outra alternativa fácil de você fazer a consulta do seu benefício utilizando o seu CPF.


Consulta Benefício INSS 2021 pelo CPF

Outra alternativa que você pode utilizar durante esse período de quarentena é consultar o número do seu benefício do INSS com o auxílio do seu CPF. Para isso siga a dica apresentada abaixo:

  • Ligue diretamente para a Central de Atendimento do INSS pelo número 135. Após ser atendido, informe os dados pessoais solicitados, inclusive o número do seu CPF
  • Aguarde o atendente fazer a consulta ao sistema para te apresentar as informações desejadas.

Consulta Benefício Concedido INSS

Outro modelo de consulta de benefício que gera muitas dúvidas por parte dos contribuintes é como se pode acompanhar o seu andamento, já que foi concedido pela própria Previdência Social. Se essa é uma dúvida que você possui saiba que pode consultar a situação atualizada também pela internet.

Para isso faça o procedimento abaixo:

  • Acesse o site oficial do INSS diretamente aqui
  • Ao ser redirecionado você deverá clicar na opção “Acompanhar pedido”

    Acompanhar pedido
    Acompanhar pedido
  • O sistema vai te redirecionar para a plataforma Meu INSS, em que poderá encontrar todos os serviços disponibilizados virtualmente pela Previdência Social
  • Agora você deve informar o nome completo, data de nascimento e o CPF do beneficiário
  • Ao completar essa etapa verifique se as informações inseridas estão corretas
  • Logo após, clique na caixa “Não sou um robô”
  • Depois aperte sobre o botão “Continuar sem login”
  • Agora é só verificar quais são as informações atualizadas disponibilizadas pela Previdência Social sobre o seu benefício.
Consulta Benefício Concedido INSS
Consulta Benefício Concedido INSS

Além dessas alternativas apresentadas aqui neste post você pode também contar com o auxílio de aplicativos disponibilizados gratuitamente para dispositivos móveis para os principais sistemas operacionais.

Um deles é o “Meu INSS – Central de serviços” em que você pode consultar o seu benefício diretamente no aplicativo, além de fazer o acompanhamento de extratos, declaração de benefício e muito mais.

Espero que este artigo tenha te auxiliado, mas caso você tenha mais alguma dúvida sobre o assunto abordado é só utilizar os comentários abaixo para enviar a sua pergunta.