Extrato INSS 2021

Muitos beneficiários da Previdência Social que precisam consultar e emitir o seu extrato INSS 2021 não sabem que existe uma alternativa simples e fácil para obter o documento, para que possa fazer o controle de suas finanças e utilizá-lo como o comprovante para algum tipo de serviço solicitado. E a tendência natural é de que os serviços de atendimento do governo federal se tornem cada vez mais automatizados para facilitar o acesso por parte dos cidadãos, como é o caso do extrato INSS 2021, ao passo que diminui consideravelmente as filas e tempo de espera dos contribuintes nas unidades presenciais de atendimento.

Extrato INSS 2021
Extrato INSS 2021

Uma das ferramentas mais interessantes que tem facilitado bastante o acesso a diversos serviços pela internet é por meio do portal Meu INSS, que se você ainda não utilizou essa é a oportunidade de conhecê-lo e fazer o seu cadastro gratuito. Confira a seguir!

Cadastro MEU INSS 2021

 Para quem precisa utilizar os serviços do INSS é necessário acessar primeiramente o portal Meu INSS onde se solicita agendamentos e realiza outros serviços diretamente pelo portal eletrônico. Você pode fazer o cadastro diretamente no site ou através do aplicativo como te mostrarei a seguir.


Como se Cadastrar no Site Meu INSS 2021

  • Para começar você deve entrar no site Meu INSS diretamente neste link
  • Após a página carregar é só clicar sobre “Cadastrar senha”

    Cadastrar senha
    Cadastrar senha
  • Digite corretamente os seus dados pessoais: CPF, nome completo, telefone e e-mail
  • Em seguida, aperte sobre a caixa “Não sou um robô”
  • Leia com atenção os termos de uso e política de privacidade
  • Agora clique em “Continuar”
  • Responda tranquilamente todo o questionário
  • Após finalizar você poderá acessar todos os serviços disponibilizados pela plataforma.

    Como se Cadastrar no Site Meu INSS
    Como se Cadastrar no Site Meu INSS

Consulta pelo aplicativo

  • Vá até a loja de aplicativos do seu celular e digite “Meu INSS – Central de serviços”
  • Clique em “Instalar”
  • Ao terminar é só abrir e fazer o cadastro como apresentado inicialmente no tópico anterior.
Cadastro APP MEU INSS
Cadastro APP MEU INSS

Como Emitir Extrato INSS Dataprev

Outra dica interessante que quero compartilhar contigo neste post é que poderá também consultar e emitir o extrato do INSS pelo sistema Dataprev. Você só vai precisar de uma conexão à internet e acompanhar os procedimentos que listei abaixo:

  • Acesse o site do INSS Dataprev diretamente aqui
  • Agora você deve selecionar “Solicitar”
  • Em seguida, escolha o tipo de extrato que deseja emitir
  • Feito isso você deverá agora fazer login digitando o número do seu CPF e a senha cadastrada
  • Digite a sua data de nascimento
  • Informe o código de segurança exigido pelo sistema
  • Para finalizar, aperte sobre “Prosseguir”.
Como Emitir Extrato INSS Dataprev
Como Emitir Extrato INSS Dataprev

Pagamento INSS

Um dos principais objetivos para se consultar e emitir um extrato do INSS é para verificar as informações que dizem respeito sobre os pagamentos que são feitos pela Previdência Social. Vale lembrar que o pagamento dos benefícios é realizado de acordo com o número final do cartão de cada segurado.

E devido a pandemia do coronavírus o INSS tem alterado algumas regras para atender melhor os beneficiários durante o período de quarentena.

O instituto vai depositar a partir do dia 01º de abril de 2021 o pagamento dos benefícios para quem recebe acima de um salário mínimo ou R$ 1045, de acordo com o calendário de pagamentos referente ao mês de março deste ano.

Outra orientação importante dada pelo INSS é de que os beneficiários evitem os bancos para aumentar a sua proteção e prevenção ao Covid-19. A sugestão é utilizar cartões de débito como forma de pagamento na realização das compras.


Tabela do INSS 2021

É muito importante que os beneficiários do INSS acessem regulamente a tabela de pagamentos para se organizarem financeiramente melhor. Todos os anos ela passa por uma atualização, cujas datas disponibilizadas são definidas previamente para organizar melhor as datas de pagamentos dos benefícios.

Ela pode ser facilmente consultada nas agências do INSS, assim como nos Bancos, Correios e outros órgãos públicos de grande movimentação de contribuintes.

E como na internet você a encontra facilmente nada melhor do que imprimir ou fazer o print do calendário para acompanhar mais facilmente as datas de liberação dos benefícios.

Calendário de Pagamento INSS 2021
Calendário de Pagamento INSS 2021

E devido a pandemia do coronavírus você pode também acessar o site da Previdência para ficar por dentro de todas as informações oficiais e se cadastrar aqui no blog para saber de tudo em primeira mão.