Salário Maternidade 2021: Como dar entrada? Valor!!

O salário maternidade é um beneficio concedido pela Previdência Social em conjunto com as empresas contratantes das funcionárias. Trata-se de um direito que é destinado a todas as mulheres trabalhadoras que ficam grávidas durante o período de tempo de serviço ou após a sua saída de um determinado emprego. Então se chegou aqui à procura de informações mais detalhadas sobre o Salário Maternidade 2021, este importante benefício é só continuar comigo ao longo deste post.

Salário Maternidade 2021
Salário Maternidade 2021: Como dar entrada? Valor!!

Salário Maternidade

O benefício do salário maternidade é um importante auxílio que ajuda no orçamento da família, principalmente quando a mulher precisa se afastar do seu trabalho para se dedicar aos cuidados da gravidez.

O benefício foi criado pelo governo federal e a sua manutenção é dada pela Previdência Social. E ele é direcionado para as mulheres durante o período em que é necessário realizar um repouso devido à gravidez.

Salário Maternidade
Salário Maternidade

É importante ressaltar que para a mulher ter direito a receber o salário maternidade precisa, além de trabalhar, também contribuir regularmente com a tabela do INSS 2021.

Ciente disso, uma mulher que trabalha e fica grávida deve se atentar que será necessário dispor de alguns meses anteriores ao nascimento do bebê em que precisará obter a licença do seu emprego, assim como alguns outros meses posteriores após a gestação.

Conheça também outros benefícios:


Quem tem Direito ao Salário Maternidade

Como todos os benefícios pagos pelo governo federal, o salário maternidade possui regras próprias necessárias para atender a todas as mulheres trabalhadoras grávidas.

Dessa forma, quem pode usufruir desse direito são aquelas que se enquadram nas seguintes situações:

  • Mulheres desempregadas;
  • Empregadas contratadas;
  • Adotantes de crianças;
  • Autônomas que são seguradas pelo INSS;
  • Microempreendedora Individual;
  • Mulheres empregadas que sofreram aborto espontâneo.

Sendo assim, se você se enquadra em alguma das situações acima poderá solicitar o beneficio do salário maternidade, como se verificará neste post.


Valor do Salário Maternidade 2021

O valor do beneficio pago as trabalhadoras é definido conforme a categoria em que ela se encaixa. Por exemplo, se ela trabalha com carteira assinada receberá o equivalente ao seu último salário trabalhado.

Por outro lado, quem é autônoma receberá o equivalente ao valor de sua contribuição previdenciária, já que esta base é considerada para efeitos de cálculo.

Além disso, o tempo de duração do benefício é entre 14 dias e 120 dias conforme essas regras:

120 dias

  • Para quem fez parto normal ou cesariana
  • Para os casos de adoção ou de guarda judicial de crianças com até 12 anos de idade
  • Em situações que a criança nasce morta.

14 dias

  • Para mulheres que tiveram aborto espontâneo
  • Para os casos de aborto proposital, como é o caso de situação de estupro que oferece algum risco de vida para a mãe. Deve ter acompanhamento médico e de acordo com a lei.

Como Dar Entrada no Salário Maternidade

Ciente de todos os requisitos que envolvem o salário maternidade 2021 e ao constatar que você tem direito ao benefício é hora de saber o que é preciso ser feito para fazer a solicitação.

E como muitos dos procedimentos tem sido facilitado com o recurso da internet muitas mulheres já podem fazer o pedido do seguro de forma online sem precisar enfrentar filas das agências de atendimento da Previdência Social.

Para dar entrada no salário-maternidade pela internet você deve fazer o seguinte:

  • Visite o site Meu INSS clicando aqui
  • Depois aperte sobre “ Pedir Salário-maternidade”
  • Agora clique em “Fazer login”
Pedir Salário-maternidade
Pedir Salário-maternidade
  • Na nova janela aberta é só fazer o login com a sua conta, caso não possua é só realizar um cadastro gratuito através do botão “Criar conta”
  • Após realizar o acesso inicial é só preencher o formulário de requerimento com todos os seus dados e enviá-los.
  • Feito isso, agora é só finalizar o processo.
Como Dar Entrada no Salário Maternidade
Como Dar Entrada no Salário Maternidade

Pronto, você agora deverá se apresentar pessoalmente a uma agência da Previdência Social e procurar pelo atendimento. Lembre-se de levar os seus documentos pessoais para finalizar todo o procedimento de solicitação e aquisição do seu benefício.


Onde Encaminhar o Salário Maternidade 2021

Além deste procedimento diretamente no portal do Meu INSS você pode também contar com o telefone 135 que é da Central de Atendimento do INSS. Na ligação, se pode solucionar todas as suas dúvidas diretamente com a atendente.

E se preferir poderá utilizar os comentários abaixo para enviar as suas perguntas.