SIGPBF 2021: O que é, como funciona o acesso, atendimento, manual e Sicon

Com a facilidade trazida pelo uso de sistemas informáticos que permitem o acesso a diversos serviços, várias entidades governamentais passaram a adotar esse tipo de plataforma para a disponibilização e gestão de seus serviços pela internet, como o SigPBF 2021 que foi desenhado para ser o sistema de gestão do programa bolsa família.

Caso você pretenda ficar mais informado acerca desse sistema e saber como funciona o seu acesso, então não deixe de conferir os próximos tópicos deste post.

SIGPBF 2021
SIGPBF 2021

O que é SigPBF 2021?

O SigPBF é um sistema integrado destinado a gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único. Para que o acesso as informações cadastradas no programa seja facilitado aos usuários cadastrados nele, é disponibilizado o aplicativo de controle de Acesso do SigPBF.

Além da verificação das informações, este aplicativo também possibilita o cadastro, modificação, visualização e pesquisa dos dados dos usuários.

Além do aplicativo de controle de acessos, o sistema SigPBF também possui o aplicativo de adesão, formulários (Sasf), Upload/Download de arquivos e o aplicativo de integração com o sistema de condicionalidades (Sicon).

SigPBF Bolsa Família
SigPBF Bolsa Família

Sicon e SigPBF

Como foi dito no tópico anterior, o Sicon é um dos aplicativos inclusos no SigPBF. O Sicon em particular serve como uma ferramenta de auxílio a gestão intersetorial que integra as informações do acompanhamento de condicionalidades nas áreas de Saúde e Educação.

Este sistema foi desenvolvido especificamente para servir de suporte aos gestores federais, municipais, estaduais e integrantes do controle social. Acessando a plataforma por meio da internet, o usuário que possui acesso tem ao seu dispor as seguintes funcionalidades:

  • Pesquisa Pessoa – Básica ou Avançada: permite o acesso das informações de uma determinada família usando o seu Número de Identificação Social (NIS) de qualquer integrante da família em causa.
  • Pesquisa de Famílias com efeito de Descumprimento de Condicionalidades – Básica ou Avançada: nessa funcionalidade é possível conhecer as famílias que tem algum histórico de descumprimento de condicionalidades usando o NIS do chefe de família ou o próprio código de descumprimento de condicionalidades.
  • Recurso Online: serve para o registro e avaliação do recurso que a família apresentou para justificar o descumprimento de condicionalidade.
  • Consulta Acompanhamento Familiar: esse recurso serve para a elaboração de relatórios relacionados ao atendimento ou acompanhamento do registro segundo parâmetros específicos.
  • Relatórios Consolidados: serve para a geração de relatórios consolidados com as informações processadas no Sicon, como é o caso de dados relacionados a repercussão por descumprimento de condicionalidade, acompanhamento familiar, etc.

Manual SigPBF 2021

Para que o uso do Sistema de gestão do programa bolsa família e do Cadastro Único fique mais claro aos interessados, o governo deixa disponível um manual que possui as diretrizes de acesso e uso dos serviços disponíveis na plataforma.

Você pode acessar o PDF do Manual SigPBF neste link – mds.gov.br.


Acesso ao SigPBF

Para poder acessar o SigPBF você precisará de ter um computador com conexão à internet, login e senha e o guia de navegação.

Veja o passo a passo que deve ser seguido para o acesso, logo abaixo:

  • Acesse este link – gov.br/mds-sigpbf-web.
  • Clique em Login na parte superior à direita da tela;
  • Informe o seu login e senha e clique em Entrar;
  • Em seguida serão apresentadas as funcionalidades disponíveis de acordo com o nível de acesso de seu perfil.
Acesso ao SigPBF
Acesso ao SigPBF

Atendimento do SigPBF 2021

Em caso de dificuldades durante o acesso ao sistema você poderá solicitar atendimento diretamente no gestor do Sistema usando um dos seguintes canais: