Sisvan Bolsa Família 2021

Como se sabe, o programa Bolsa Família é uma das mais importantes iniciativas do Governo Federal, que oferece a população mais necessitada o amparo básico necessário para que possam melhorar a sua qualidade de vida e ascender tanto no campo econômico como no social. O Sisvan Bolsa Família é um sistema que controla e fiscaliza programas como esse, em seguida você irá conhecer mais e entender como funciona o Sisvan Bolsa Família.

Hoje o Bolsa Família 2021 é considerado um dos maiores no âmbito da assistência social que auxilia (e já auxiliou) milhares de famílias brasileiras em todo o território nacional. Mas para que o mesmo continue, mantenha o seu sucesso e atenda corretamente a quem realmente precisa é necessário fomentar o controle e a fiscalização de gastos referentes ao benefício.

Sisvan Bolsa Família
Sisvan Bolsa Família

O que é Sisvan

Se, por um lado, há uma parcela da sociedade que se mostra bastante crítica ao programa Bolsa Família. Porém, por outro lado há quem o defenda e o elogia.

Pode-se dizer que parte das críticas direcionadas pelos primeiros ao programa diz respeito aos mecanismos de controle. Infelizmente uma significativa parcela ainda desconhece que o Governo Federal possui ferramentas importantes que garantem o devido controle dos gastos. Entre elas destaca-se o Sisvan.

Sisvan Bolsa Família
Sisvan Bolsa Família

O Sisvan é uma sigla para “Sistema para Vigilância Alimentar Nutricional”. Ele foi desenvolvido pelo Governo Federal com o objetivo de mapear as condições nutricionais de cada criança brasileira.

As informações obtidas pelo SISVAN são imediatamente repassadas ao Cadastro Único (CadÚnico). Esses dados podem ser facilmente acessadas pelos fiscalizadores do programa Bolsa Família como também os funcionários da saúde.

Para ter ideia, o Sisvan é considerado hoje como a fonte de dados principal no que se refere aos hábitos alimentares praticados pela população brasileira em todo o território nacional.

Sendo assim, de posse desses dados, o Governo Federal consegue contar com uma boa e sólida base que lhe permite criar, planejar e desenvolver programas ligados às políticas alimentares.


Como Funciona o Sisvan Bolsa Família

Ainda que grande parte das pessoas desconheça a existência e funcionamento do Sisvan, o mesmo é simples e fácil de entender.

De modo geral, o Sisvan Bolsa Família funciona da seguinte maneira: o Governo Federal realiza a coleta das informações das cidades e regiões, em especial, aquelas que registram maiores índices de pobreza e baixo desenvolvimento humano.

De posse desses dados, o Governo realiza o mapeamento de toda a região, assim como de todas as famílias pobres que nela residem. Feito isso, ele analisa e cria as estratégias direcionadas:

  • Ao combate de doenças
  • Ao combate à mortalidade infantil
  • Ao combate da desnutrição
  • A redução da pobreza
  • E demais problemas que comprometem o desenvolvimento físico e psicológico das pessoas.

Em suma, tem-se aqui, como exemplo, a criação e desenvolvimento de campanhas de saúde.

✅ Veja também o aumento do Bolsa Família previsto para o ano de 2021.


Quais Programas e Iniciativas Utilizam Dados do Sisvan

Um dos programas que mais fazem uso do sistema do Sisvan é o Bolsa Família. Afinal, este é direcionado às famílias brasileiras que se encontram em condição de extrema pobreza e pobreza.

Vale ressaltar que no programa Bolsa Família são exigidos dos beneficiados a realização de diversos exames como, por exemplo:

  • O pré-natal;
  • Além do acompanhamento às gravidas;
  • Os recém-nascidos e;
  • As crianças.
Sistema para Vigilância Alimentar Nutricional
Sistema para Vigilância Alimentar Nutricional

Além do programa Bolsa Família o “Sistema de Benefícios ao Cidadão” mais conhecido como SIBEC também faz uso do Sisvan. Ele foi desenvolvido pela Caixa Econômica Federal para que os cidadãos brasileiros possam, por meio da internet, acessar as informações referentes aos Benefícios e Programas Sociais.

Em outras palavras, o SIBEC nada mais é do que um Sistema de Gestão Online, que foi criado com o intuito de facilitar o acesso às informações e dados importantes que dizem respeito aos programas sociais, inclusive o Bolsa Família.


Mapa de Acompanhamento do Bolsa Família

O Governo Federal – sempre preocupado em oferecer melhores serviços e aumentar a comunicação com o cidadão brasileiro – disponibiliza os dados coletados através do Sisvan para possíveis conferências e conhecimento do quadro nutricional alimentar, assim como da saúde das famílias que são devidamente atendidas pelo calendário Bolsa Família.

  • Neste mapa é possível encontrar dados importantes que dizem respeito desde o peso;
  • Idade e a altura do indivíduo que recebe o acompanhamento do programa.

De posse desses dados, os profissionais conseguem orientar melhor os pacientes a manterem sua saúde através de uma alimentação melhor.